bateria

As baterias estão ficando cada vez mais importantes nos carros por conta do número de equipamentos eletrônicos embarcados: radares, sensores, diversos sistemas de monitoramento, telas multimídias, e assim por diante.

A bateria tem vida útil e muitas vezes o motorista não se dá conta disso e acaba tendo problemas. É fundamental olhar o que está indicado no manual do proprietário. Emerson Feliciano, superintendente técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) conta que o máximo que uma bateria aguenta são três anos: "As baterias, mesmo que originais (vem com o veículo) tem a vida útil de dois ou três anos. Contudo, algumas podem durar mais ou menos tempo, dependendo exclusivamente da rotina e uso do carro".

Cuidados

Mas prolongar a vida útil é possível tomar alguns cuidados com a bateria. Segundo o especialista, “carros que ficam parados por muito tempo tendem a esgotar a bateria com mais facilidade. Por isso, é indicado que seja dada partida nele a cada 15 dias, e deixe-o funcionando por uns 5 minutos, a fim de dar uma carga adicional e movimentar o conjunto mecânico", explica Feliciano.

Outra ação que aumenta o consumo da bateria é a instalação de alarmes (não originais de fábrica) que esgotam rapidamente a vida útil da bateria. Por isso, antes de acrescentar qualquer item eletrônico no veículo certifique-se de que não irá trazer prejuízos a médio e longo prazo.

Por fim, o especialista lembra que o condutor deve estar atento a luz de aquecimento do motor no painel. "Outra dica para os motoristas preservarem a bateria é manter o reservatório de partida a frio, sempre cheio e abastecido com gasolina premium, já que ela tem um prazo de validade de aproximadamente 12 meses, enquanto a convencional vence em apenas três meses. Essa medida diminui o desgaste da bateria ao ligar o veículo, principalmente em dias frios", comenta.

Trocando a bateria

Fazer a substituição é fácil e rápido, mas exige cuidados, principalmente por se tratar de um item de alta tensão. Inicialmente, é indicado que o motorista procure o auxílio de um mecânico especializado para realizar essa substituição ou até mesmo acione o seguro para ter garantias de que a bateria será colocada corretamente. Contudo, se não houver nenhuma dessas duas possibilidades, o CESVI Brasil reuniu um passo a passo sobre como trocar a bateria:

O primeiro passo para a troca é soltar o sistema de fixação da bateria com a carroceria do veículo. É importante lembrar que itens como códigos de programação de rádio e relógio podem ser desconfigurados ao retirar o equipamento.
Para evitar surpresas desagradáveis, verifique o lado da polaridade da bateria. O símbolo positivo "+" e negativo "-" indicam a polaridade da bateria que deve ser verificada para encaixe correto dos cabos.
Na hora de retirar a bateria, desconecte primeiro o pólo NEGATIVO (-), para então desconectar o pólo positivo (+).
Com a nova bateria em mãos, retire a embalagem plástica e atente-se para não inverter os pólos na hora da instalação. A inversão pode causar danos irreparáveis no módulo eletrônico de injeção.
Primeiro ligue o pólo POSITIVO (+) e por último conecte o pólo negativo (-). Desta forma, você evitará um curto circuito entre a ferramenta e a carroceria do veículo. Com a ligação feita, prenda-a com o sistema de fixação original do veículo.


bateriacarrobaterias de carroquando trocar a bateria do carrobaterias